Apple volta a bloquear aplicações BitTorrent para o iPhone

by Miguel Caetano on 1 de Setembro de 2009

Estão na escola/universidade/escritório e gostariam de utilizar o vosso iPhone para saber se o download que iniciaram de manhã no uTorrent já foi ou não concluído? Este cenário fará certamente as delícias de todos os partilhadores mas infelizmente não será possível tão cedo a menos que estejam dispostos a destrancar o vosso telemóvel.

Isto porque depois de quatro meses de avaliação, a Apple recusou-se a incluir a aplicação uMonitor que permite justamente isso na loja do iPhone, alegando que poderá ser utilizada para violar os direitos de autor.  A aplicação foi desenvolvida por Claudio e permite que os proprietários de um iPhone ou de um iPod Touch controlem à distância o estado dos torrents deixados a descarregar no uTorrent.

Só e apenas isso. Nem seque estamos a falar da possibilidade de realizar downloads directos ou de pesquisar por torrents e iniciar o seu download à distância. Contudo, esta neutralidade tecnológica não foi suficiente para convencer a Apple do carácter inofensivo da uMonitor:

Analizámos a uMonitor e determinámos que não poderemos publicar esta versão da sua aplicação na App Store neste momento porque esta categoria de aplicações é frequentemente empregue com o intuito de infringir os direitos de terceiros.

Este foi exactamente o mesmo argumento avançado pela marca da maçã em Maio passado para justificar o bloqueio da DriveTrain, outra aplicação para o iPhone que permite controlar à distância o cliente de BitTorrent Transmision.

Não contesto a legitimidade da Apple de impedir a disponibilização de qualquer aplicação que lhe der na real gana na loja do iPhone mas o que salta à vista neste caso é a duplicidade de critérios. Isto porque qualquer utilizador pode descarregar à vontade a partir da App Store a myNZB, uma aplicação que permite controlar à distância os downloads efectuados a partir dos newsgroups ou grupos de discussão da Usenet.

Seja como for, quem quiser à mesma instalar a uMonitor no seu iPhone pode fazê-lo a partir da Cydia, a principal plataforma alternativa à loja do iTunes que tem como inconveniente o facto de apenas poder ser acedida por utilizadores de iPhones destrancados (“jailbreaked”)

.

Bookmark e Compartilhe

Artigos relacionados:

  1. iPhone: Apple não aceita aplicação que faz uso de BitTorrent
  2. Trent Reznor enfurecido por a Apple ter bloqueado aplicação dos NIN para o iPhone
  3. Apple prepara aplicações de álbuns interactivos para o iPhone
  4. Descarregar torrents para um iPhone: já é possível
  5. appDowner: uma app store para o iPhone movida a torrents

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç