Palm Pre sincroniza com o iTunes – até quando a Apple deixar…

by Miguel Caetano on 4 de Junho de 2009

Toda a gente tem dito maravilhas a respeito do Pre, o novo telemóvel com ecrã táctil da Palm: desde o Gizmodo – não obstante as críticas à fraca qualidade do hardware -, passando pela Wired que elogia (incorrectamente*) o facto deste ser o primeiro smartphone a permitir o multitasking, isto é, o funcionamento de várias aplicações em simultâneo.

Se as coisas correrem como habitualmente, o mais provável é que só lá para 2010 os portugueses possam adquirir um aparelho deste – muito provavelmente a um preço bastante inflacionado do que o praticado nos Estados Unidos.

Contudo, uma das características que tem merecido mais atenção por parte da blogosfera e dos media especializados em tecnologia é a capacidade do Palm Pre sincronizar automaticamente conteúdos com o iTunes. Assim, basta ligar o seu telemóvel a um PC com o Windows instalado ou a um Mac através do cabo mini-USB e clicar no botão “sync media” para surgir imediatamente o iTunes.

A partir daí, torna-se bastante fácil transferir músicas, vídeos e outros ficheiros multimédia sem DRM para o nosso terminal. A única coisa que não é possível transferir são músicas e faixas “protegidas” com a tecnologia de Gestão de Direitos Digitais da Apple. A estratégia é engenhosa na medida em que deste modo a Palm evitou ter que gastar tempo e dinheiro no desenvolvimento de mais uma aplicação. Em vez de “reinventar a roda”, porque não “parasitar” o que já existe de melhor? ;-)

Como o Jon Johansen explica aqui, isto ocorre porque o dispositivo leva o software a “presumir” que se trata de um iPod, na medida em que usa o Vendor ID e o Product ID semelhante ao de um determinado modelo do leitor de MP3 da marca da maçã e que emprega um sistema de ficheiros com uma estrutura semelhante à do iPod.

Num post posterior, o Jon revela o código utilizado pelo Palm Pre para facilitar a sincronização com o iTunes. O problema é que o “disfarce” do gadget da Palm é apenas parcial. Assim, basta a Apple fazer uma actualização ao iTunes para bloquear o Pre. E ou muito me engano ou é isso mesmo que a marca da maçã irá fazer.

É verdade que nos primeiros anos do iTunes, o software permitia a sincronização com leitores de MP3 de outros fabricantes. Mas o que é facto é que ao longo dos últimos anos a Apple tem vindo a fechar cada vez mais todas as brechas que possam contribuir para o surgimento de concorrentes capazes de roubarem quota de mercado ao iPod. E toda a gente sabe que o iPhone apenas acentuou esta tendência centralizadora.

Mas o principal aspecto a ter em conta é que o iPhone é actualmente o grande ganha-pão da empresa – isto apesar de no primeiro trimestre do ano se terem vendido mais Blackberrys da RIM nos EUA e da Nokia ser a preferida dos europeus… Sem um ecossistema fechado, a Apple arrisca-se a ver a sua supremacia no domínio da música móvel seriamente ameaçada.

(foto de brettwayn segundo licença CC-BY-NC-ND 2.0)

* Conforme o leitor Nídio teve a gentileza de me informar nos comentários, a plataforma Symbian S60 dos telemóveis Nokia já oferece a possibilidade de multitasking há cerca de dois anos, pelo que a informação da Wired está errada

Bookmark e Compartilhe

Artigos relacionados:

  1. Palm disfarça Pre de iPod para reactivar sincronização com o iTunes
  2. Apple faz muito barulho por nada: iTunes LP, ringtones baratos e novos iPods
  3. Noruega desiste da queixa contra a Apple por causa da DRM do iTunes – e o vídeo?
  4. Apple à beira de um processo na Noruega por causa da DRM do iTunes
  5. Apple de novo perseguida pela Noruega devido à DRM da loja do iTunes

{ 3 comments }

1 Fábio Alexandre 5 de Junho de 2009 às 1:17

Palm Pre sincroniza com o iTunes – até quando a Apple deixar… http://tinyurl.com/qcstcy

2 Nídio 6 de Junho de 2009 às 12:50

Os telemóveis da nokia com software S60 permitem multitasking, nomeadamente, o n95 já tem essa capacidade desde que foi lançado há mais de 2 anos.

3 Miguel Caetano 6 de Junho de 2009 às 14:30

Caro Nídio: obrigado pela correcção. O artigo da Wired levou-me a presumir isso ;-)

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç