appDowner: uma app store para o iPhone movida a torrents

by Miguel Caetano on 29 de Junho de 2009

Se a Apple não aceita aplicações que fazem uso do BitTorrent na App Store do iTunes para o iPhone, porque não desenvolver uma aplicação  que permita descarregar estas e outras aplicações proibidas pela marca da maçã através do protocolo de P2P?

Esta é a proposta da appDowder, uma aplicação que o programador Alec Renolds se encontra neste momento a desenvolver e e que fará com que o mercado já de si bastante competitivo dos programas para instalar aplicações não autorizadas se torne ainda mais concorrido.

Apesar de já existirem várias alternativas à App Store da Apple como  a Cydia, Icy e Appulous destinadas a aparelhos jailbreaked e que podem por isso correr aplicações não autorizadas, a appDowner  será a primeira a empregar tecnologias BitTorrent para distribuir os conteúdos. Isto significa que as aplicações estarão permanentemente disponíveis para download pelo que os programadores não terão que se preocupar com problemas de alojamento.

Alec Renolds contou ao TorrentFreak que teve a ideia de desenvolver uma aplicação BitTorrent para o iPhone durante o Verão de 2008. Esta aplicação seria capaz de descarregar e instalar aplicações iPhone. Na altura, Renolds deu-lhe o nome de AppDowner mas pouco tempo depois acabou por desistir do projecto devido a problemas pessoais.

Agora, Renolds relançou o projecto graças a uma colaboração com a designer Miles Lorry. Mas desta feita, a aplicação foi renomeada de appDowner. Os dois responsáveis afirmam que uma versão beta compatível com os terminais iPhone 3.0 será lançada dentro em breve ao público através da Cydia e da Icy.

Num post publicado no fórum ModMyi, Renolds explica que o conceito original por detrás da appDowner passava por uma aplicação BitTorrent “inteligente”, tendo entretanto se transformado numa alternativa completa à App Store. Segundo ele, deixará de ser necessário memorizar e introduzir o endereço URL do ficheiro torrent que pretendemos descarregar. Para pesquisa e encontrar as aplicações pretendidas, bastará clicar no separador “Store” da aplicação e aceder a um novo interface.

Ao contrário do que acontece na App Store oficial, a appDowner não terá qualquer sistema de aprovação prévio. Desta forma, todas as aplicações serão adicionadas à loja num prazo de uma semana. A única excepção será aplicada às apps que não são disponibilizadas gratuitamente pelos seus programadores.

Bookmark e Compartilhe

Artigos relacionados:

  1. Descarregar torrents para um iPhone: já é possível
  2. Apple volta a bloquear aplicações BitTorrent para o iPhone
  3. Aplicações da We7 para o iPhone e para o Android a caminho
  4. iPhone: Apple não aceita aplicação que faz uso de BitTorrent
  5. Trent Reznor enfurecido por a Apple ter bloqueado aplicação dos NIN para o iPhone

{ 5 comments }

1 Filipe Serrano 29 de Junho de 2009 às 21:29

appDowner: Uma App Store movida a torrent… Não vejo a hora de lançar. http://tinyurl.com/ny6hat

2 filipeserrano 29 de Junho de 2009 às 21:29

appDowner: Uma App Store movida a torrent… Não vejo a hora de lançar. http://tinyurl.com/ny6hat

3 fabinhuh 29 de Junho de 2009 às 22:53

appDowner: uma app store para o iPhone movida a torrents http://tinyurl.com/kjdq9v

4 Filipe Serrano 29 de Junho de 2009 às 23:29

appDowner: Uma App Store movida a torrent… Não vejo a hora de lançar. http://tinyurl.com/ny6hat

5 Fábio Alexandre 30 de Junho de 2009 às 0:53

appDowner: uma app store para o iPhone movida a torrents http://tinyurl.com/kjdq9v

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç