Rifflet: um site para partilhar samples

by Miguel Caetano on 22 de Maio de 2008

Rifflet

O blog de tecnologia Gizmodo diz que o Rifflet é uma espécie de Twitter para a música (não sabem o que é o Twitter? Já ficaram a saber…), mas eu acho a comparação um bocado despropositado. Basicamente, o Rifflet é um site que oferece a músicos e cantores a possibilidade de colaborarem entre si. O processo começa quando alguém decide fazer o upload de um excerto com a duração máxima de 60 segundos chamado “rifflet” que pode ser tanto uma linha de baixo como um loop de bateria ou um riff de guitarra. Os outros utilizadores podem descarregar esse rifflet e incorporar outros instrumentos por cima ou então remisturá-lo com outros rifflets.

A ideia de permitir que músicos colaborem entre si assincronamente ou em tempo real sob a forma de uma jam sesssion não é propriamente original. Riffworld, Kompoz e Indaba Music; CCMixter, eJamming Audio e Ninjam; NetPD; SpliceMusic, JamGlue e Your Spins são apenas alguns nomes de plataformas e ferramentas que se inserem no mesmo nicho do Rifflet.

Desses todos, acho que o CCMixter é o mais parecido com o Rifflet. na medida em cada excerto pode ser escutado através de um leitor em flash, etiquetado, classificado e comentado. Cada rifflet encontra-se associado a uma página onde se pode consultar informação como o nome do artista, o título, as etiquetas, a duração, o tamanho e uma breve descrição.

Os responsáveis pelo site aceitam uploads de ficheiros no formato MP3, WAV e OGG. Quem quiser, pode já ouvir alguns dos temas criados a partir de vários rifflets aqui. Existe também um guia de gravação com uma série de ligações para software de áudio e tutoriais.

Todos os rifflets são publicados segundo uma licença Creative Commons à escolha do utilizador. O problema é que, como refere Cameron Parkins no blog da Creative Commons, o site está concebido de forma a que só seja possível visualizar a informação relativa à licença escolhida depois de clicarmos no titulo do excerto, mesmo no fundo da página do rifflet. Apesar desses pequenos pormenores, acredito que o site possa vir a ser um grande sucesso na medida em que possui um interface limpo, claro e acessível e até apresenta como logo uma velhinha cassete, um suporte voltou a estar na moda nos últimos tempos graças a uma série de plataformas de partilha de mixtapes virtuais.

Bookmark e Compartilhe

Artigos relacionados:

  1. Compositor alemão regista música de 33 segundos com 70.200 samples de outras músicas
  2. OLPC disponibiliza 8,5 GB de samples segundo licença CC-BY
  3. Universal Music trava lançamento de site de remisturas dos Nine Inch Nails
  4. Lessig propõe novo modelo comercial para ccMixter
  5. Riffworld – uma plataforma de colaboração online para músicos

{ 2 trackbacks }

diga cultura
22 de Maio de 2008 às 22:38
SoundCLoud: uma rede social para músicos e editoras | Remixtures
10 de Outubro de 2008 às 22:38

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç