Grooveshark introduz streaming de música online

by Miguel Caetano on 16 de Abril de 2008

Grooveshark Lite

O Grooveshark Lite é mais uma forma de ouvir música à borla via streaming na Internet que acaba de ser introduzida pela equipa do Grooveshark. Até agora, o Grooveshark contava com um serviço de P2P legal que permite que os utilizadores partilhem entre si as músicas em formato MP3, AAC, OggVorbis e FLAC que têm guardadas nas suas respectivas bibliotecas pessoais.

Estas faixas podiam ser adquiridas pelos outros utilizadores, recebendo os membros que fizeram o upload desses temas metade do lucro obtido com a venda, depois de descontadas as percentagens que vão para os detentores de direitos e para o pagamento de taxas. A outra metade é dividida com a empresa. Este serviço tanto pode funcionar online através de um navegador como através do cliente de código aberto Sharkbyte – compatível com Windows, Linux e Mac.

O novo serviço que a Grooveshark acaba de lançar adequa-se que nem uma luva à oferta da empresa, na medida em que se trata de uma aplicação Web em Flash que permite ouvir via streaming as mais de 1,5 milhões de faixas que constam da sua base de dados. E o melhor de tudo é que não é necessário ser um utilizador registado para pode usar o serviço. Basta pesquisar o nome de uma banda e a aplicação devolve-nos uma lista de músicas correspondentes. Podemos também pesquisar por artistas, álbuns, playlists e géneros. Se quisermos, também podemos descarregar as músicas (mediante pagamento) e ouvir as recomendações sugeridas pelo sistema.

Esta última funcionalidade parece ser, contudo, a mais fraca, dado que os nomes sugeridos são na sua grande maioria bandas de que nunca ouvimos falar ou que não têm absolutamente qualquer relação com a sonoridade da banda em questão. Neste aspecto, parece-me que o algoritmo do Grooveshark Lite é um pouco “burro” demais para ser de alguma utilidade. Mas não sei porquê, parece-me que o interface do Jiwa.fm é mais agradável, com a vantagem dos resultados serem mais fiáveis.

Bookmark e Compartilhe

Artigos relacionados:

  1. EMI contra as startups de música online: processa Grooveshark
  2. Mininova introduz streaming de torrents de música
  3. Napster introduz subscrição de streaming no Reino Unido por cinco libras mensais
  4. EMI desiste de processar Grooveshark e assina acordo de licenciamento
  5. Zicabox – Streaming P2P da nossa biblioteca de música

{ 1 comment }

1 Bruno Miguel 17 de Abril de 2008 às 2:24

Gostei da "navegabilidade" (acho que isto não existe) do site e do layout. Mas a bitrate das músicas deixa um pouco a desejar – parecem estar a 80Kbps. :(

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç