MP3 sem DRM vendem quatro vezes mais que músicas com DRM

by Miguel Caetano on 9 de Novembro de 2007

Embora a EMI e a Universal Music tenham começado a vender músicas no formato MP3 sem medidas de protecção tecnológica, vulgo DRM (Gestão de Direitos Digitais), já há alguns meses os dados divulgados pelas duas majors para verificar o sucesso desta aposta têm sido até agora escassos. De momento, apenas a EMI revelou que as vendas eram promissoras.

No entanto, a loja online de música digital britânica 7Digital avançou agora com mais informações que comprovam que os MP3 sem protecção se vendem mais que as faixas com DRM. De acordo com o que Ben Drury, um porta-voz da empresa, revelou ao The Register, as vendas de downloads sem DRM já representam quatro vezes mais do que as de downloads de ficheiros WMA que incorporam DRM.

Segundo Drury, as pessoas sabem que, ao contrário dos formatos WMA e AAC com tecnologia que impede a transferência de músicas para leitores incompatíveis – entre uma série de outras restrições -, os MP3 funcionam em todo o lado e podem ser facilmente copiados para um CD quantas vezes quisermos.

Actualmente, cerca de 60 por cento dos cerca de três milhões de temas que a 7digital comercializa encontram-se no formato MP3 e a empresa espera aumentar esta percentagem para 100 por cento até ao próximo Verão. O sucesso da música sem DRM tem sido tão grande que Drury acha que a DRM está condenada a desaparecer ao longo do próximo ano. “Até ao próximo Verão todas as quatro majors terão deixado de vender músicas com DRM para passar a vender MP3.” Na sua opinião, ao matar a DRM a indústria estará a salvar a música digital.

Vale a pena também lembrar o que Jeff Bezos, director executivo da Amazon, disse durante uma conferência de apresentação dos resultados financeiros da empresa no final de Outubro: Toda a gente adora o formato sem DRM pelo que temos sido bastante bem sucedidos com a venda de MP3s.” Passado pouco mais de um mês após o lançamento da sua loja de MP3, a Amazon era já dada por algumas editoras independentes como sendo o terceiro maior serviço de venda de música em formato digital, apenas atrás do iTunes e da eMusic.

Bookmark e Compartilhe

Artigos relacionados:

  1. Amazon abre loja de MP3 com mais de 2,3 milhões de músicas
  2. Vendas da loja online 7Digital sobem 188% devido à sua oferta sem DRM
  3. Pepsi dá mil milhões de músicas na loja de MP3 da Amazon
  4. Apple deverá descer preço de músicas sem DRM do iTunes para 99 cêntimos
  5. Custou mas foi: Qtrax já tem acordo com todas as quatro majors

{ 1 trackback }

Vendas da loja online 7Digital sobem 188% devido à sua oferta sem DRM | Remixtures
16 de Janeiro de 2008 às 12:42

{ 2 comments }

1 Rede TubarãoEsquilo 9 de Novembro de 2007 às 21:08

MP3 sem DRM vendem quatro vezes mais que músicas com DRM http://tinyurl.com/2mofo2

2 TubarãoEsquilo 9 de Novembro de 2007 às 22:08

MP3 sem DRM vendem quatro vezes mais que músicas com DRM http://tinyurl.com/2mofo2

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç