Como vender música sem DRM no MySpace e ganhar muito dinheiro

by Miguel Caetano on 4 de Outubro de 2006

A autoprodução começa a render dinheiro no mundo da música Pop. A banda canadiana Barenaked Ladies conseguiu amealhar cerca de um milhão de dólares no período de uma semana através da comercialização do seu novo álbum Barenaked Ladies Are Me no MySpace. Cada uma das 29 faixas foi disponibilizada a um preço de 89 cêntimos e sem as habituais imposições relativas à DRM (Gestão de Direitos Digitais ou GDD em português) relativas à possibilidade de cópia e partilha dos ficheiros.

Para além de oferecer uma proposta muito mais vantajosa que a de lojas virtuais como a iTunes da Apple, o grupo decidiu lançar o disco através da sua própria editora Desperation Records, depois de ter abandonado há três anos atrás a Reprise Records, uma subsidiária do Warner Music Group. Em paralelo, o álbum está a ser também distribuído através de uma série de plataformas multimédia como flash drives USB, toques para telemóveis, vinil e o tradicional CD.

A estratégia de marketing da banda foi montado pela empresa Nettwerk Music Group, de Vancouver, que conta na sua lista de clientes artistas relativamente comerciais, como Avril Lavigne, Dido, Sarah McLachlan e os Stereophonics. Num artigo publicado recentemente, a revista Wired revela como Terry McBride, o director-executivo da companhia, está decidido a revolucionar a gestão da indústria musical de forma a que os artistas retomem o controlo da sua propriedade intelectual que era até agora detido pelas grandes editoras.

Esta abordagem heterodoxa passa pela disponibilização das pistas de instrumentos que serviram de base às músicas registadas no disco em ficheiros no formato do software Pro Tools para que os fãs possam fazer as suas próprias remisturas. “DJs amadores poderão utilizá-los como se fossem peças da Lego para criar algo por si próprios”. Umm… No fundo, trata-se de aplicar ao mundo da música Pop as experimentações que vários projectos têm vindo a desenvolver um pouco por todo o mundo, como é o caso do Acervo do Estúdio Livre, ligado ao parceiro do Ministério da Cultura do Brasil, o colectivo Re:combo do mesmo país ou o OpusCommons do grupo indiano Raqs Media Collective. Pena é que McBride tenha optado por software proprietário em vez de alternativas abertas como o Ardour para Linux e Mac.

Mas o empresário quer ir mais longe e pretende tirar partido das redes P2P através da legalização da partilha de ficheiros de modo a que os artistas possam ser recompensados directamente, sem intermediação das editoras. A aposta da Nettwerk passa por assegurar aos artistas a sua representação. Estes últimos lançam os discos em editoras próprias e mantêm toda a sua propriedade intelectual, obtendo em contrapartida entre cinco a seis dólares pela venda de cada CD. Acabam assim por ganhar muito mais dinheiro do que receberiam se estivessem presos a um contrato tradicional com uma grande editora – um a dois dólares por disco.

Bandas anglo-saxónicas como os Clap Your Hands Say Yeah e The Artic Monkeys são apenas os casos mais conhecidos de entre outras que alcançaram sucesso ao concentrarem os seus esforços promocionais no MySpace. Mas os Barenaked Ladies são os primeiros a enveredar pela comercialização directa de faixas no site de Rupert Murdoch. As tendências mais recentes da cultura da remistura levam-nos, contudo, a vaticinar que o grupo canadiano não será o único a ganhar milhões com as redes sociais*.

* Para estabelecer uma comparação, o valor de vendas gerado pelos BNL durante a primeira semana foi o mesmo que a Disney obteve no mesmo período com a nova secção de filmes da loja do iTunes.

Bookmark e Compartilhe

Não existem artigos relacionados.

{ 2 trackbacks }

Remixtures / Dia de protesto contra a DRM
6 de Outubro de 2006 às 16:52
» NIN disponibilizam faixas via Pirate Bay
29 de Abril de 2007 às 1:01

{ 71 comments }

1 jessica 2 de Setembro de 2010 às 18:57

escrevo musicas e gostaria de vender enteresado entre en contato 02127804480

2 mara alencastro 17 de Setembro de 2010 às 13:47

vendo musicas gospel prontas preciso vende-las

3 Amanda 30 de Setembro de 2010 às 11:52

.Componho músicas românticas e também evangélicas! Quero muito vendê-las, como faço?

4 gustavo sulyman 2 de Outubro de 2010 às 20:46

olá, sou cantor, compositor e poeta a cinco anos…tenho mais de 90 músicas de minha autoria, e gostaria de vender algumas…a maioria é balada romantica, mais tenho em outros estilos também…pop rock, rock classico, Forró entre outras!!! aqui em natal minhas musicas fazem bastante sucesso, inclusive fui classificado para semifinal do 2° festival da canção recentemente.só que num tenho dinheiro pra investir em minha carreira profissional. talvez se eu vender algumas musicas eu consiga gravar meu cd.obrigado pela atenção…

contato: 84 88163877

5 Malinda Pizzano 8 de Novembro de 2010 às 20:17

wonderful journal you occupy

6 Treva Lesney 23 de Novembro de 2010 às 7:59
7 Our Baby 23 de Novembro de 2010 às 23:27

Worth reading, thx

8 ANDERSON MARKMÍDIA 28 de Fevereiro de 2011 às 12:52

desejo saber mais informações como vender musica pela internet
em todos os seguimentos principalmente os evangélicos

ANDERSON MARKMÍDIA

9 Christian Garcia 6 de Março de 2011 às 19:09

Como vender música sem DRM no MySpace e ganhar muito dinheiro – http://bit.ly/gKSKdf // oi???

10 VelToN 14 de Março de 2011 às 22:05

EU TENHO UMA OTIMAS MUSICAS DE ROCK ESTILO NX ZERO – AS MUSICAS É TAUM BOA KI KUANDO NOS TOCAMOS PARA AS PESSOAS NOS INVENTAMOS FALADO KI ERA DO NOVO ALBUM DELES I AS PESSOAS IAM NO OUTRO DIA ATRAS NAS LOJAS PARA COMPRA…KUAKER KOISA LIGUE PARA 6551-7276 – VELTON

11 jonathan 24 de Março de 2011 às 19:50

eu tenho musicas envagelicas muito boas que eu mesmo fiz!
entrar em contato pelo fone:6579-4726 ou 61473170

12 CARLA 29 de Maio de 2011 às 23:24

MINHA SUBLINHA TEM ÓTIMAS MUSICAS EU GOSTARIA MUITO DE AJUDA LA A VENDER COMO FAÇO SE ALGUEM SOUBER POR FAVOR ENTRAR EM CONTATO DESDE JA ACRADEÇO.
TEL:85061809.

13 Richards gregor 7 de Outubro de 2011 às 17:16

Sou músico e compositor a 25 anos, tenho muitas composições e algumas delas estão no youtube em Richards 098fly
escrevo para bandas e músicos, cont: 47-99597239

14 comprardiretodachina 25 de Outubro de 2011 às 17:15

QUER GANHAR DINHEIRO COMPRANDO DA CHINA

Você gostaria de comprar produtos direto da china a preços muito baixos? Vender esses produtos em sites de leilão como o Mercado Livre e outros e tudo sem nehum trabalho, sem precisar de estoque, sem gastar nada para comprar os produtos e sem ter que ficar enviando produtos? O material do site mostra como você pode Ganhar Dinheiro trabalhando na internet sem sair de Casa, visite o site: http://www.onlinerenda.com.br/importar-da-china.h

como importar produtos dos estados unidos
download como importar da china gratis
aprenda a importar da china
aprenda importar da china
comercio da china
como exportar e importar
como importar
como importar celulares
como importar china
como importar da china
como importar da china para o brasil
como importar direto da china
como importar dos estados unidos
como importar dos eua
como importar eletronicos
como importar perfumes
como importar produtos
como importar produtos da china
compra da china
compra dos estados unidos
comprar da china
comprar direto da china
comprar dos estados unidos
compras dos estados unidos
compre dos estados unidos
direto da china dos eua
exportar importar
importacao da china
importador da china
importadoras da china
importadores da china
importados da china
importar
importar celular
importar celular da china
importar da china
importar da china download
como comprar da china
comprar direto da china
como comprar direto da china
comprar celular da china
comprar produtos da china
comprar da china pela internet
como comprar produtos da china
como comprar direto da china para revender
comprar da china para revender
comprar direto da china frete gratis
comprar direto da china para revender
comprar celulares da china

Visite o Site: http://www.onlinerenda.com.br/importar-da-china.h

15 cristiane pereira fransa 19 de Novembro de 2011 às 0:39

tenho varias musicas variedades entre todas tenho uma que assim, na tua boca sinto o gosto do mel em te beijar, e em teus olhos vejo o imenso brilho das estrelas e co luar. posso por so o comesso mais na para cantores no estilo do belo jeto moleque nesses estilos seria um grade suseso, entre em contato.02797395585

16 rodrigo meruz 21 de Janeiro de 2012 às 15:38

para vc que é cantor e quer estourar com um grande sucesso, sou compositor e tenho musicas bem populares de todos estilos. fone (19)88143614

17 LUIZA 6 de Abril de 2012 às 13:44

tenho uma musica que fiz, dei o nome de peruca lisa, é engraçada e boa pra dançar, ja registrei em cartorio e quero vende-la pra q um bom cantor ha cante. obrigada até.MARIA LUIZA.

18 ÃNTONIO JOÃO MARQUES 17 de Abril de 2012 às 13:39

QUERO VENDER ALGUMAS LETRAS DE MÚSICAS RAIZES. MAS NÃO TENHO COM QUEM QUE EU POSSO CONTAR.SOU DO INTERIOR DE MATO GROSSO QUERO VENDER MINHAS LETRAS DE MÚSICAS SÃO BEM INTERESSANTE SE VOCÊS NITERESSAR ENTRE EM CONTATO COMIGO. EU NÃO TENHO INTERESSE DE MONTAR DUPLAS EU SÓ GOSTO DE ESCREVER CRIAR LETRAS DE MÚSICAS MEU SONHO É VENDER E EXPOR AS MINHAS CONÇÕES. MEU ÂNTONIO JÕAO MARQUES DA SILVA. TEL(66) 9964-5438.

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç