Como descarregar torrents em Firefox e Chrome sem recurso a trackers

by Miguel Caetano on 13 de Novembro de 2009

A resposta está nos links magnet. Desde há algum tempo que os principais clientes de BitTorrent como o uTorrent e o Vuze (antigo Azureus) suportam este tipo de links que permitem descarregar directamente ficheiros a partir de redes de P2P. Isto porque eles consistem basicamente num número identificador único chamado URI que encaminha a aplicação para o ficheiro que se pretende com base na soma hash dos seus conteúdos.

Para além de aplicações BitTorrent, os magnet links também são suportados por clientes de outras redes P2P como o Limewire (para a rede Gnutella) e eMule (para a rede ed2k), Embora seja muito mais seguro, prático e fiável usar links magnet, a verdade é que até agora era bastante difícil encontrar links desse tipo para conteúdos disponíveis em BitTorrent.

É aqui que surge o Magnetiser, uma extensão compatível para os navegadores da Web Firefox e Chrome que permite que os utilizadores de meta-indexadores de torrents como o Torrentz ou o IsoHunt descarreguem directamente os conteúdos associados ao torrent em questão sem terem que visitar o site do tracker em que o torrent se encontra alojado.

Para tal, basta apenas no botão magnetise que surge na barra de estado do navegador da Web (neste caso o Firefox), no canto inferior direito da janela, assim que visitamos a página de detalhes de um torrent. A partir daí surge uma nova janela que nos pede para abrir o nosso cliente de BitTorrent associado ao protocolo magnet.

Como o TorrentFreak refere, o Magnetiser facilita bastante a vida de um partilhador, por exemplo, quando um tracker de BitTorrent está em baixo (por exemplo, quando o Pirate Bay esteve offline durante algumas horas em Agosto passado) ou quando um ficheiro torrent for removido a pedido dos detentores de direitos. Isto porque os dados relativos à soma hash continuam disponíveis no meta-indexador de torrents. No fundo, trata-se de mais de um elo de ligação ao conteúdo original (neste caso o torrent) que é removido. Logo, torna-se mais difícil para os detentores de direitos perseguir os partilhadores.

O único problema é que os magnet links só funcionam com torrents alojados em tracker públicos. Portanto quem tem conta em sites privados não pode usar ;-)

Bookmark e Compartilhe

{ 5 comments }

1 Fábio Alexandre 13 de Novembro de 2009 às 22:51

Como descarregar torrents em Firefox e Chrome sem recurso a trackers http://tinyurl.com/yh6v8dw

2 oprincipal 14 de Novembro de 2009 às 2:14

Como descarregar torrents em Firefox e Chrome sem recurso a trackers http://ff.im/-bqZOw

3 Mauricio Alves 14 de Novembro de 2009 às 6:22

Como descarregar torrents em Firefox e Chrome sem recurso a trackers http://is.gd/4UGQu

4 Mauricio Alves 14 de Novembro de 2009 às 7:22

Como descarregar torrents em Firefox e Chrome sem recurso a trackers http://is.gd/4UGQu

5 yan blah 15 de Novembro de 2009 às 2:20

Para os que nunca conseguiram baixar nada com e-Mule: Como descarregar torrents em Firefox e Chrome sem recurso a t… http://bit.ly/1wB1bv

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç