Criadores do KaZaA e do Skype estão de volta com subscrição de música Rdio

by Miguel Caetano on 15 de Outubro de 2009

Mais um sinal de que a bolha das subscrições está a encher-se: depois da rede de blogs de música MOG ter anunciado uma nova subscrição de música que dará acesso por streaming a um número ilimitado de faixas por cinco dólares mensais, chegou agora a vez de Janus Friis e Niklas Zennstrom revelarem que estão também eles a desenvolverem um serviço de música por subscrição denominado Rdio que irá funcionar tanto através de um navegador da Web como de dispositivos móveis.

Friis e Zenntrom são dois dos empreendedores que mais contribuíram para a massificação da tecnologia de P2P graças ao seu sistema de distribuição Global Index. Foram eles que criaram o KaZaA, o popular cliente de partilha de ficheiros, tendo mais tarde acabado por vendê-lo à Sharman Networks. Esta veio posteriormente, em Setembro de 2005 a ser obrigada pela justiça australiana a encerrar o serviço.

Em Julho de 2006, a Sharman assinou um acordo extra-judicial com as grandes editoras discográficas e os estúdios de cinema em que a companhia concordava em converter o KaZaA num serviço legítimo de downloads de música. Actualmente, o KaZaA pertence à Brilliant Digital Entertainment, companhia que relançou recentemente o serviço.

Antes do KaZaA Friis e Zennstrom já tinham desenvolvido o Skype, a aplicação de telefonia através da Internet igualmente baseada no Global Index. Em Setembro de 2005 eles venderam a empresa à eBay por 2,6 mil milhões de dólares (1,74 mil milhões de euros). Uma pequena parte desse dinheiro, 115 milhões de dólares (77 milhões de euros), serviu para os empresários pagarem uma indemnização à indústria de entretenimento. No início do mês passado a eBay decidiu desfazer-se de 65 por cento das acções do Skype por 1,9 milhões de dólares (1,27 mil milhões de euros). Quem ficou com elas foi um grupo de investidores liderado pela firma Silver Lake.

Depois, a dupla tentou adaptar a sua tecnologia de P2P ao streaming de vídeo e o resultado foi o Joost, um projecto iniciado em 2006 com o nome de código The Venice Project que começou por ser desktop-based mas que hoje em dia apenas pode ser acedido a partir de um navegador Web. No mês passado a Joost instaurou um processo judicial contra o seu antigo presidente e director executivo Mike Volpi.

Este executivo é actualmente funcionário da Index Ventures, a empresa de capital de risco que dentro em breve irá passar a ser uma das maiores accionistas da Skype. Friis e Zennstrom acusam Volpi de ter transmitido segredos industriais relativos à tecnologia de P2P do Joost ao seu novo empregador. Segundo eles, estes conhecimentos permitem o desenvolvimento de uma versão do Skype que não dependa de P2P.

A grande dúvida que por enquanto persiste é saber se o Rdio irá ou não recorrer à tecnologia Global Index. Isto porque a Spotify já utiliza um tipo de distribuição P2P no seu serviço de streaming. Desta forma, os fundadores do KaZaA e do Skype poderiam também poupar alguns bons milhões de euros em largura de banda face aos sistemas convencionais de streaming via HTTP.

Outra grande incógnita é qual será o preço do serviço. Aliás, de momento o pouco que se sabe é que a empresa se encontra sediada em Los Angeles e São Francisco e que é financiada pela Atomico Ventures, a empresa de capital de risco de Janus Friils e Niklas Zennstrom. De momento, a Rdio encontra-se a negociar acordos de licenciamento com as editoras discográficas mas ao que tudo indica parece que o legado do KaZaA que os dois empreendedores carregam está a dificultar as negociações.

Bookmark e Compartilhe

{ 3 comments }

1 Sua fonte de música! 15 de Outubro de 2009 às 16:38

Criadores do KaZaA e do Skype estão de volta com subscrição de música Rdio http://migre.me/97wf

2 Sua fonte de música! 15 de Outubro de 2009 às 18:38

Criadores do KaZaA e do Skype estão de volta com subscrição de música Rdio http://migre.me/97wf

3 Fábio Alexandre 16 de Outubro de 2009 às 1:57

Criadores do KaZaA e do Skype estão de volta com subscrição de música Rdio (via @remixtures) http://tinyurl.com/yf2kznp

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç