Hexagon.cc: o novo conceito de BitTorrent social do IsoHunt

by Miguel Caetano on 4 de Setembro de 2009

Há precisamente dois anos atrás escrevi aqui a respeito do Tribler, uma nova aplicação de BitTorrent que pretendia proporcionar aos partilhadores uma experiência mais social de P2P. Entretanto, a equipa responsável pelo cliente deu outro rumo ao projecto. Pelos vistos, BitTorrent não combina mesmo com social.

Mas será mesmo assim? Gary Fung, o fundador do motor de pesquisa de ficheiros torrent IsoHunt, acha que não e acaba de lançar a versão beta semi-pública de um novo site de BitTorrent social denominado Hexagon.cc que organiza a partilha de ficheiros em torno de grupos ou comunidades que tanto podem ser privadas e públicas.

Estes grupos podem servir como fóruns ou pontos de encontro entre utilizadores com gostos semelhantes e interessados em partilhar conteúdos relativos a um nicho específico. “A principal diferença que distingue o Hexagon.cc dos sites de BitTorrent e de partilha social de ficheiros é que tudo está centrado em redor de groupos. Sejam redes de partilha de ficheiros ou sites de vídeo em formato flash, uma peça fundamental que concluímos que faltava é um contexto social,” explicou Gary Fung ao TorrentFreak.

Como o fundador do IsoHunt indica, o Hexagon destina-se não só a permitir a partilha de torrents mas também de vídeos flash, para além da discussão nos fóruns. Uma vantagem adicional é que os conteúdos se encontram organizados através de um sistema simplificado de metadados e acessíveis a partir de um interface leve e cool que faz lembrar o Facebook, na medida em que nos oferece logo todas as actualizações dos grupos a que pertencemos a partir do momento em que entramos na página inicial.

Por fim, cada um de nós pode criar o seu próprio grupo e implementar um nível de autorização de acesso de acordo com o grau de privacidade e confidencialidades dos conteúdos. Assim, quem quiser pode abrir grupos públicos que são indexados por um catálogo que pode ser pesquisado através de um motor de busca. Se o objectivo é mesmo partilhar conteúdos com uma legalidade algo duvidosa existe a possibilidade de abrir grupos privados e invisíveis a todos exceptos àqueles que receberem um convite. Estes grupos são encriptados pelo protocolo SSL de modo a garantir a confidencialidade das comunicações e evitar a filtragem pelos fornecedores de acesso à Internet.

No entanto, os responsáveis pelo Hexagon desejam claramente que o site se transforme numa plataforma de distribuição digital destinada a bandas, artistas e cineastas independentes bem como a produtoras de videojogos e outro software informático. Nesse sentido, eles tencionam oferecer aos detentores de direitos a possibilidade de se inscreverem em programas de partilha de receitas publicitárias e de doações directas dos fãs.

Embora o acesso ao Hexagon esteja de momento reservado, os interessados poderão experimentar obter um convite no TorrentFreak ou no Numerama. Pelo pouco tempo que passei no site, posso dizer que é difícil encontrar à primeira vista conteúdos não autorizados. Talvez o melhor da festa esteja mesmo a ocorrer nos grupos privados ;-) Seja como for, se eu fosse a vocês dava uma vista de olhos aos Termos do Serviço do site antes de me inscrever. Alguém já teve a trabalheira dos ler e não gostou lá muito

Bookmark e Compartilhe

{ 4 comments }

1 Voz do Além 4 de Setembro de 2009 às 23:30

RT @compulsivo #greader Hexagon.cc: o novo conceito de BitTorrent social do IsoHunt http://migre.me/6rKv

2 W. Magno 4 de Setembro de 2009 às 23:31

RT: @compulsivo: #greader Hexagon.cc: o novo conceito de BitTorrent social do IsoHunt http://migre.me/6rKv

3 Sua fonte de música! 5 de Setembro de 2009 às 4:45

Hexagon.cc: o novo conceito de BitTorrent social do IsoHunt http://migre.me/6szG

4 miguel fernandes 24 de Março de 2010 às 12:28

gosto muinto deste e muito bom

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç