Facebook não gosta da partilha

by Miguel Caetano on 14 de Setembro de 2009

Talvez ninguém saiba disto ma em 2004 s os fundadores do Facebook criaram um serviço de partilha de ficheiros denominado Wirehog que permitia que os utilizadores partilhassem ficheiros através de redes privadas. Embora se tenha tornado rapidamente uma alternativa às aplicações de P2P mais populares da época como o Grokster e o Kazaa, com o sucesso do Facebook os seus criadores acabaram por encerrá-lo no início de 2006.

Seja como for, não deixa de ser um tanto ou quanto estranho que hoje em dia os responsáveis pela rede social não queiram ver o nome Facebook associado a qualquer site ou aplicação cuja principal actividade está ligada à partilha de ficheiros, mesmo que tal tecnologia não seja em si própria ilegal e tenha aliás vários usos perfeitamente legítimos como o download de distribuições Linux.

Senão vejamos: em Abril deste ano a Facebook decidiu bloquear todos os links para páginas de torrents no Pirate Bay. Em vez de se dar ao esforço de diferenciar os links licítos dos URLs que encaminhavam o utilizador para conteúdos protegidos por direitos de autor, a companhia de Mark Zuckenberg optou pela solução mais simples, isto é, bloquear completamente a funcionalidade “Share on Facebook” desenvolvida pelos piratas suecos.

Na altura, a empresa justificou a decisão alegando que o que estava em causa era uma violação das Condições Gerais do Facebook, nomeadamente no que diz respeito à proibição da inclusão de links “Share on Facebook” para sites que contêm conteúdos ilegais e que uma vez que a equipa do tracker de BitTorrent se recusou a responder a todas as tentativas de contacto, a empresa decidiu bloquear os links para torrents.

Se na altura a polémica gerada em torno do julgamento do Pirate Bay até salvaguardava a posição da Facebook, já o mesmo não se poderá dizer em relação à recente decisão da companhia de bloquear uma funcionalidade lançada em Julho deste ano pela LimeWire que permitia que os utilizadores partilhassem ficheiros com os seus contactos através de uma rede privada recorrendo aos seus dados de login no Facebook.

Segundo o que Jason Herskowitz – o novo vice-presidente de product management da empresa responsável pela aplicação com o mesmo nome baseada na rede de P2P Gnutella – afirmou no blog oficial, a Facebook começou por exigir uma série de alterações em relação ao modo de integração da funcionalidade com a plataforma.

Embora a LimeWire tenha procedido às alterações pedidas, isso não foi suficiente pois na semana passada a Facebook avisou-a de que iria desactivar a funcionalidade. De modo a não comprometer a imagem da companhia com a manutenção de uma funcionalidade incompleta, a LimeWire decidiu desactivar a opção antes que a rede social a bloqueasse. Como refere Herskowitz,

Enquanto utilizador regular do Facebook e do LimeWire, estou tão desapontado com esta medida como todos os restantes. Isto é lamentável para todos nós, sobretudo se considerarmos que a LimeWire e a Facebook partilham a mesma visão comum de um local para se relacionar e partilhar. Esperamos chegar a uma solução com a Facebook de forma a reactivar as funcionalidades que vocês continuam a solicitar e pedimos as nossas sinceras desculpas por sermos obrigados a remover esta funcionalidade.

Mas apesar deste bloqueio, o mais provável é que dentro em breve alguém chegue a uma solução para contornar o bloqueio. Foi o que aconteceu no caso do Pirate Bay em que os utilizadores do Facebook passaram a partilhar links entre si através de serviços de encurtamento de URLs como o Bit.ly, Is.gd, ou TinyURL.

Bookmark e Compartilhe

Artigos relacionados:

  1. DropPlay partilha e recomenda vídeos de música do YouTube para o Facebook
  2. A fixação do Facebook pela música ataca de novo
  3. Facebook alia-se a Lala para oferta de músicas entre utilizadores
  4. Os 20 artistas mais populares do Facebook
  5. Pirate Bay chamado a comparecer em tribunal via Twitter e Facebook

{ 2 trackbacks }

Facebook não gosta da partilha | Remixtures | ZiiPe
19 de Março de 2011 às 10:15
Facebook não gosta da partilha | Remixtures | ZiiPe
19 de Março de 2011 às 15:15

{ 1 comment }

1 Sua fonte de música! 15 de Setembro de 2009 às 2:28

Facebook não gosta da partilha http://migre.me/6Zju

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç