Rock Band Network: artistas vão poder escolher um preço entre 1 a 3 dólares para as suas músicas

by Miguel Caetano on 28 de Agosto de 2009

Já se sabia que em Novembro próximo a Harmonix irá lançar a sua Rock Band Network que irá permitir com que todos os artistas e editoras interessadas convertam as suas músicas para ficheiros compatíveis com o videojogo musical da subsidiária da MTV de modo a poder vendê-las através de uma loja própria dentro do jogo.

O que não se sabia era o preço de cada faixa. Esta semana, a Harmonix organizou um evento privado destinado a demonstrar como é que o sistema da Rock Band Network irá funcionar. Entre os convidados, incluíram-se Eliot Van Buskirk da Wired, Peter Kirn da Create Digital Music e Andrew Yoon da Joystiq. Foi através deles que ficámos a saber que cada faixa irá custar entre um a três dólares, tendo os artistas a liberdade de definirem o montante que pretendem cobrar.

Contudo, a loja irá oferecer aos utilizadores a possibilidade de escutarem um excerto correspondente a um minuto ou a 35 por cento da duração de cada música através da navegação por entre um sistema de faixas recomendadas pela Harmonix ou em alternativa através de um modo aleatório. No fim desse excerto, o utilizador poderá comprar a canção completa ou removê-la do seu disco rígido.

Quando a loja abrir, ela irá oferecer mais de 100 subgéneros musicais, incluindo ainda a possibilidade de pesquisar por artista, nome da faixa, país, década, dificuldade, editora, idioma ou submetente. Como já se sabia, os músicos e bandas terão direito a receber 30 por cento das receitas geradas pelas vendas, sendo o resto dividio entre a Viacom/MTV/Harmonix e a Microsoft.

Isto deve-se ao facto da Xbox 360 da gigante de Redmond ser a única consola a partir do qual os utilizadores poderão adquirir essas faixas. Embora a Harmonix se encontre a desenvolver uma versão da loja para a PlayStation 3 da Sony, não ainda existe qualquer data de lançamento para ela e de qualquer modo essa versão só irá contar com uma pequena parte das faixas disponíveis para a consola da Microsoft. A Rock Band Network será introduzida no Rock Band 2 sob a forma de um patch a lançar este Novembro.

Para além de terem que pagar por uma assinatura do XNA Creators Club da Xbox 360 no valor de 99,99 dólares ao ano, os artistas terão ainda que adquirir o software de edição e gravação digital multipista Reaper (apenas disponível para o Windows) cuja licença individual custa 60 dólares. Feitas as contas, a brincadeira ainda ficará nos 160 dólares. Isto é, caso já tiverem uma XBox 360, claro! O bom da coisa é que o Magma, o software da Harmonix para o Windows que incorpora uma série de funcionalidades ligadas ao jogo, útiliza o formato de código-fonte aberto Ogg Vorbis para comprimir o áudio.

Mesmo assim, não esperem grandes facilidades no processo de conversão das músicas que deverá demorar pelo menos dois dias. Para quem quiser ficar a par de todos os pormenores, aconselho a leitura deste guia. Por último, não pensem que a Rock Band Network chegará tão cedo a Portugal. Apesar de não existirem quaisquer datas, é bastante provável que pelo menos no ínicio o projecto se limite aos Estados Unidos.

Bookmark e Compartilhe

Artigos relacionados:

  1. Artistas independentes poderão vender músicas através do Rock Band
  2. Rock Band vende albuns digitais completos – a preços caríssimos
  3. MTV deixa de incluir artistas da Warner Music no Rock Band
  4. Revolução #9: Rock Band dos Beatles chega a 9 de Setembro
  5. Rock Band e Guitar Hero responsáveis por metade da descida das receitas de videojogos

{ 3 comments }

1 Sua fonte de música! 29 de Agosto de 2009 às 3:15

Rock Band Network: artistas vão poder escolher um preço entre 1 a 3 dólares para as suas músicas http://migre.me/63a6

2 Fábio A. E. Mello 29 de Agosto de 2009 às 14:45

Rock Band Network: artistas vão poder escolher um preço entre 1 a 3 dólares para as suas músicas http://tinyurl.com/lqvwys

3 Fábio Alexandre 29 de Agosto de 2009 às 16:45

Rock Band Network: artistas vão poder escolher um preço entre 1 a 3 dólares para as suas músicas http://tinyurl.com/lqvwys

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç