Editora de Jack White introduz subscrição

by Miguel Caetano on 7 de Julho de 2009

“Quero fazer parte do resurgimento das coisas tangíveis, belas e com alma, em vez de ceder à era digital. Mas quando eu falo com as pessoas acerca disto elas limitam-se a dizer, ‘Sim, sei o que queres dizer,’ e viram outra vez os olhos para os seus telemóveis. O sentimento geral que recebo é algo do tipo: ‘Pára de ser um chato. Estamos a evoluir.”

Estas afirmações de Jack White dos White Stripes foram publicadas na passada sexta-feira, dia 3 de Julho ao jornal The Guardian. Passado um fim-de-semana parece que o músico mudou completamente de ideias. Em vez de um neo-luddita radical que se está nas tintas para o MySpace deparamos com um astuto homem de negócios capaz de seguir as melhores práticas no que toca aos modelos de negócio online.

É que ontem a sua editora Third Man Records introduziu um novo serviço de subscrição destinado aos fãs intitulado The Vault que irá oferecer o acesso a lançamentos exclusivos em vinil bem conmo a conteúdos online. Tendo como lema a frase “Your turntable’s not dead“, esta editora é responsável por publicar em disco vários projectos do artista (The Dead Weather, The Raconteurs e The White Stripes), bem como álbuns de outros artistas menos conhecidos (Mildred and the Mice, Rachelle Garniez e Dex Romweber Duo).

Por sete dólares ao mês, os assinantes têm acesso antecipado a bilhetes para concertos, streaming de conteúdos exclusivos dos artistas da editora, salas de chat e concertos ao vivo pay-per-view, para além de mensagens e textos exclusivos da autoria dos músicos. Acima desta modalidade existe outra que custa 20 dólares ao mês e dá direito a um LP em vinil da Third Man Records, um single e uma camisola exclusiva de três em três meses.

Segundo a Pitchfork, os primeiros brindes que os assinantes desta oferta Platina irão receber incluem versão em duplo vinil de 180 gramas de Icky Thump, o disco de 2007 dos White Stripes, bem cmo um single dos Dead Wheater. O serviço assenta na tecnologia da Modlife.

À partida, o modelo seguido por Jack White parece-me melhor do que o adoptado por outros artistas como a oferta lançada pelos Smashing Pumpkins em Abril passado que apenas abrange uma única banda e é muito mais cara (40$). No caso de White e da sua Third Man Records, existe a vantagem de se tratarem de várias bandas com um som muito peculiar. Resta saber é se os fãs estão dispostos a pagar por conteúdos que muitas bandas optam por disponibilizar de borla…

(foto de Milton CJ segundo licença CC-BY-NC-ND 2.0; foto de dwhartwig segundo licença CC-BY 2.0)

Bookmark e Compartilhe

Não existem artigos relacionados.

{ 1 comment }

1 Fábio Alexandre 8 de Julho de 2009 às 2:23

Editora de Jack White introduz subscrição http://tinyurl.com/mossk7

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç