Já é possível fazer streaming de torrents de vídeo graças ao BitLet

by Miguel Caetano on 8 de Maio de 2009


Um dos sonhos de todos os partilhadores amantes do cinema e das séries de televisão norte-americanas consiste na possibilidade de assistir imediatamente ao vídeo que pretendem ver logo a seguir ao início do download. Nesse sentido, o cliente de streaming de torrents de vídeo desenvolvido pela equipa do BitLet.org parece oferecer justamente esse tipo de gratificação imediata que a comunidade de BitTorrent tanto almeja. Mas pelo menos por agora a ideia revela-se melhor no papel do que na prática.

O BitLet começou por ser um applet de Java para a Web lançado em 2007 que permitia descarregar ficheiros torrent de sites como o Pirate Bay directamente a partir de um navegador e sem ser necessário instalar um cliente próprio de BitTorrent como o uTorrent. Para tal, basta visitar o site e inserir o endereço URL do ficheiro torrent que pretendemos descarregar no formulário.

Em Janeiro de 2008, o programador responsável pelo projecto lançou um serviço de streaming de música bastante interessante que permitia ouvir imediatamente os ficheiros associados a um torrent como as faixas de um álbum. A ideia era tão interessante e estava tão bem concebida que no mês seguinte o MiniNova integrou esta funcionalidade no seu site.

Mas na altura adivinhava-se já a possibilidade de alargar a funcionalidade ao streaming de vídeo. E foi o que aconteceu agora, segundo o Torrent Freak. Quem quiser pode já tentar experimentar esta mais recente encarnação do applet de Java do BitLet através desta página contendo alguns vídeos exemplificativos.

Actualmente, esta versão experimental apenas suporta vídeos codificados no formato de código-fonte aberto Ogg Theora. Esta seria uma excelente forma dos produtores de vídeos pouparem despesas desnecessárias com largura de vídeo não fosse o caso do sistema ser algo lento, para não dizer bastante lento.

É bem verdade que a velocidade de download depende sempre da existência de um número de seeds e peers e que o tempo reprodução depende da maior ou menor qualidade, mas pessoalmente não consegui ver nenhum dos vídeos demonstrativos disponíveis como teste. Mas se isso talvez se deva ao facto de eu estar a usar o Firefox em Ubuntu 9.04.

The
whole idea doesn’t seem to go over so well with BitTorrent
traditionalists, who argue that streaming makes BitTorrent’s protocol
less efficient and that apps like Bitlet may slow down other BitTorrent
clients. Bitlet’s developer Daniele Castagna doesn’t think this is a
big problem. Bitlet may prioritize its traffic differently, but it
still acts in the spirit of BitTorrent, he told me.

Seja como for, há quem não goste lá muito deste applet por considerar que o streaming torna o protocolo de BitTorrent menos eficiente e diminui a velocidade de download de outros clientes de torrents. Isto porque no intuito de garantir a distribuição óptima dos dados, o cliente do BitLet dá prioridade à parte mais rara do ficheiro. Mas em entrevista ao NewTeeVee, o programador Daniele Castagna assegurou que o BitLet é ffiel ao espírito do protocolo BitTorrent.

Aqueles que tiverem ficheiros de vídeo e que quiserem realizar alguns testes à funcionalidade podem obter no site instrucções para converter o ficheiro para o formato Ogg Theora e fazer seeding do torrent. Na minha opinião, penso que o futuro do vídeo online está no P2P. Mas para chegar ao streaming em tempo real, a equipa do BitLet tem ainda um longo caminho a percorrer.

Bookmark e Compartilhe

Artigos relacionados:

  1. Mininova introduz streaming de torrents de música
  2. Descarregar torrents para um iPhone: já é possível
  3. MiniNova testa streaming de vídeos de torrents
  4. EUA: Torrents permanecem underground e Imeem é o rei do streaming
  5. Instant-Torrents: pagar para sacar torrents a partir da Web

{ 3 comments }

1 Sua fonte de música! 8 de Maio de 2009 às 23:55

#musicaos Já é possível fazer streaming de torrents de vídeo graças ao BitLet

http://buzzup.com/1ojn

2 Sua fonte de música! 9 de Maio de 2009 às 1:55

#musicaos Já é possível fazer streaming de torrents de vídeo graças ao BitLet

http://buzzup.com/1ojn

3 Amauri Gonzo 9 de Maio de 2009 às 19:19

streaming de torrent de vídeo: http://bit.ly/epWs

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç