Vevo da YouTube e da Universal Music Group chega no final do ano

by Miguel Caetano on 9 de Abril de 2009

Vevo, o novo portal da Universal Music Group

Há já vários meses que se especulava que a YouTube estaria a negociar com a Universal Music Group o lançamento de um novo site especializado em videoclips musicais. Depois de no mês passado termos ficado a saber que se iria chamar Vevo, hoje as duas empresas confirmaram oficialmente o projecto que deverá ser lançado mais lá para o final do ano.

Ao mesmo tempo, a maior editora discográfica do mundo e a subsidiária do Google aproveitaram para renovar o seu contrato de licenciamento válido para todo o mundo. A ideia da UMG com este Vevo é retomar o conceito de portal que centralizará todos os conteúdos vídeos da editora desde videoclips, entrevistas, filmagens de concertos e vídeos gravados pelos próprios artistas nos bastidores.

Ao contrário do que aconteceu com o MySpace Music em que as majors conseguiram convencer o MySpace a conceder-lhes parceria, o Vevo será totalmente controlado pela Universal Music Group e a YouTube deverá limitar-se a fornecer a infra-estrutura tecnológica do site. Em troca, tanto a YouTube como a MTV, Yahoo e AOL terão o direito de retransmitir os vídeos alojados no Vevo a partir de um leitor especial.

É claro que não há bela sem senão e a intenção da UMG ao lançar este site consiste em criar artificialmente uma escassez da oferta publicitária no intuito de poder cobrar taxas de publicidade mais caras do que o que a YouTube actualmente cobra. Tudo indica assim que iremos aturar com carradas de anúncios antes, durante e após os conteúdos propriamente ditos.

Isto se os vídeos do Vevo puderem ser acedidos pelos utilizadores residentes em países “periféricos” como Portugal e Brasil. Não é preciso fazer muita força para acreditar que isso é bastante provável. Basta olhar para o exemplo do Hulu, o site resultante de uma joint-venture entre a NBC e a News Corp. de Rupert Murdoch que continua inacessível aos residentes fora dos Estados Unidos. Um motivo adicional para as minhas suspeitas é o facto de Doug Morris, o presidente da UMG, não ter poupado elogios para o novo site. Será que vai ser possível inserir o leitor do Vevo noutros sites e blogs da Web? Umm, não me parece…

De qualquer forma e tendo em conta que o dinheiro gerado pela publicidade do Vevo será dividido entre a UMG e a YouTube, o Vevo pode muito bem representar uma tábua de salvação para a subsidiária do Google que de acordo com estimativas recentes do Credit Suisse deverá perder 350 milhões de euros em 2009.

Deve ser muito provavelmente por isso mesmo que a empresa se encontra a braços com tantos problemas com titulares de direitos que querem aproveitar o termo dos seus contratos de licenciamento com o site de partilha de vídeos para cobrar avultadas quantias.

Em Dezembro do ano passado a YouTube decidiu remover boa parte dos videoclips de artistas ligados à Warner Music Group em resultado do impasse das negociações entre ambas as partes. No mês passado, a YouTube bloqueou o acesso a milhares de vídeos no Reino Unido e na Alemanha depois das sociedades de gestão colectiva PRS e GEMA terem exigido quantias que a empresa considerou serem inaceitáveis.

Mas para o Vevo ser realmente um sucesso é preciso que tanto a Sony, como a EMI e a Warner Music aceitem alojar os seus vídeos no site. E tendo em conta o desaguisado entre a Warner e a YouTube, isso está longe de ser seguro.

Bookmark e Compartilhe

{ 1 trackback }

o YouTube quer o seu dinheiro « marianarrpp
13 de Julho de 2010 às 1:21

{ 33 comments }

1 Bruno 11 de Abril de 2009 às 1:14

O sétimo parágrafo está repetido: "Deve ser muito provavelmente por isso mesmo que a empresa se encontra a braços com tantos problemas com titulares de direitos que querem aproveitar o termo dos seus contratos de licenciamento com o site de partilha de vídeos para cobrar avultadas quantias."

2 Weinne Santos 14 de Abril de 2009 às 6:21

Feeds do dia: Vevo da YouTube e da Universal Music Group chega no final do ano http://tinyurl.com/dzjaq3

3 Kitta 10 de Junho de 2009 às 6:12

Eu não faço mais questão dos artistas desta citada. O pessoal ainda fica colocando videos deles, promovendo de graça e depois acontece deles serem vistos como diabos da net. Fã eu não sei não. Eu não entendo para que fazem videos, já que, pelo que parece, ninguém pode ver. /mal. Agora me vem com esse VEVO, ai ai…

4 tyci 9 de Dezembro de 2009 às 2:50

eu já vi alguns videos no novo formato do Vevo e gostei!! a resolução é totalmente diferente, a nitidez perfeita!! se tratando de "qualidade" tá de nota 10!! já é uma vantagem se comparado com esses vdeos fajutos e vagabundos q os proprios internautas postam, e nem sequer o proprio you tube tem controle disso… é claro q isso é uma tentativa das pessoas terem acesso as musicas, já que mts videos postados, tem direitos autorais reservados e mts vezes sao bloqueados para nao serem reproduzidos em outros canais da internet.. enfim, Vevo, tá aprovado!!!

5 pedro meirelles 10 de Dezembro de 2009 às 2:25
6 Vicente Reis 10 de Dezembro de 2009 às 21:24

RT @remixtures: Vevo da YouTube e da Universal Music Group chega no final do ano | Remixtures http://bit.ly/921I87

7 Pedro Rocha 11 de Dezembro de 2009 às 6:48

O que é o Vevo? É essa bomba -> http://bit.ly/4PGQl7

8 thiago 11 de Dezembro de 2009 às 10:44
9 Beatriz 30 de Dezembro de 2009 às 2:01

Eu Não gostei dessa porcaria da VEVO a gente não consegue baixar videosm, a gente ta vendo o video trava a gente coloca no começo ele não vai mais…..Prefiria o antigo essa VEVO é uma MERDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!

10 maurilio 31 de Dezembro de 2009 às 16:18

alguem conseguiu fazer download com os videos da VEVO

11 Sam 26 de Janeiro de 2010 às 2:33

Você, deveria trocar de Pc, ou contratar uma conexão de banda larga . fica conectada via modem discado , e acha a qualidade que nos é ofertada de graça , é ruim devido a parceria dessas grandes Empresas, volta para o vhs sua trash

12 Thulio 1 de Janeiro de 2010 às 14:25

Essa bosta desse VEVO é uma porcaria ninguem consegue baixar nada :@

13 victor 3 de Janeiro de 2010 às 2:44

essa VEVO é um lixo Totaal… ninguem baixa nada, e os videos não carregam,e nem da pra voltar pro começo do video q tem q esperar carregar tudo de novo =@

14 Thales 3 de Janeiro de 2010 às 20:47

esse VEVO foi feito só pra destruir os caras que como eu postam video em boa qualidade no youtube,coisa que o proprio canal da universal não fazia,além desse player ser estranho,parece que carregou e não carregou
Youtube vendido!!!
cade o site livre para colocar videos????

15 Thales 3 de Janeiro de 2010 às 20:54

eu li que eles tem um protocolo pra não baixar os videos,por isso eles não conseguem baixar

o artigo tá no wikipedia em ingles
http://en.wikipedia.org/wiki/Vevo

16 sandro 4 de Janeiro de 2010 às 20:55

descupa me a palavra ficoou uma bela defecanscia

17 Alessandro Martins 5 de Janeiro de 2010 às 1:01

@marlenemarta Oie! VEVO é a Mtv da Google ¬¬ http://bit.ly/4ZXWeb

18 André 5 de Janeiro de 2010 às 13:57

Esse vevo é um lixo cara. Trava os videos, não deixa avançar ou retroceder sem travar. (Mesmo quando ele carrega 100%)

19 victor 5 de Janeiro de 2010 às 17:56

manO é um direito nosso baixar qualquer video de um site publico.. principalmente o youtube.. aq pra vevo _|_

20 adriana 6 de Janeiro de 2010 às 14:41

Alguns videos somente aVEVO possui.. e eu pelo menos não consigo assistir… outro dia não conseguia nem abrir o video pq nao estava disponivel pro Brasil.. PALHAÇADA!

21 Marcos 8 de Janeiro de 2010 às 11:06

Apoio o Parceria entre as Gigantes, Warner, EMI, VEVO, You Tube e quem quiser mais fazer parte dessa fusão…
Nota dez para os videos da VEVO, Qualidade Impressionante Show de Bola, Mas Tem um detalhe o You Tube Tem que melhorar e muito a parte de velocidade e de reprodução do video pq tá dificil ver esses videos sem que trave e demora uma decada pra carregar, isso é… qdo não trava né meus caros. O You Tube tem que melhorar ai sim ficará bom pra ver esses maravilhosos videos. tks

22 victor 11 de Janeiro de 2010 às 2:51

agora sim \o/ to consiguindi baixar os videos da vevo..
ateh q fim, e o bom q os videos são de ótima qualidade (HD)
Vevo eu tii amO ♥_♥… ao contrario de antes usahusahas

23 Fábio 30 de Junho de 2010 às 18:16

Vitor, como q vc tá conseguindo baixar vídeos da VEVO. Ajuda aê amigo.

24 Moder Focker 4 de Fevereiro de 2010 às 4:34

O porque da VEVO no YouTube http://bit.ly/c6Vkw7 e http://bit.ly/8ouQNC – é isso! (dedicated to @ivoandreh)

25 Rudinei Modezejewski 18 de Março de 2010 às 17:30

Na verdade quem bloqueou o Brasil foi a VEVO, mas o que é VEVO??? http://ow.ly/1nPdj

26 Henrique Arake 18 de Março de 2010 às 17:33

RT @emarcas: Na verdade quem bloqueou o Brasil foi a VEVO, mas o que é VEVO??? http://ow.ly/1nPdj

27 Diego 8 de Maio de 2010 às 4:31

Esse Vevo bloqueia alguns vídeos em alguns países :@

28 janaina 28 de Junho de 2010 às 20:07

perai eu nem acho mubsicas

29 leandro 1 de Julho de 2010 às 8:35

Esse VEVO é uma merda do que adianta videos de alta qualidade se a estao censurados

30 MrZiulmota 11 de Outubro de 2010 às 14:02

EU ODEIO A VEVO PORQUE ALEM DE ELA BLOQUEAR ALGUNS VIDEOS EM ALGUNS PAÍSES, ELA BLOQUEIA O SITE DELES PARA QUEM MORA FORA DOS ESTADOS UNIDOS E CANADÁ ELA TAMBEM CENSURA ALGUNS VIDEOS QUE CHATEIA AS PESSOAS (VIDEOS EXPLICITOS COMO VISTO NA WIKIPEDIA) TAMBEM EU ODEIO A VEVO PORQUE ELE BLOQUEIA OS VIDEOS DE OUTRAS PESSOAS. POR ISSO PESSOAL NÃO QUERO MAIS ESTA VEVO NA YOUTUBE

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç