Nova versão do Vuze permite pesquisar em trackers privados de torrents

by Miguel Caetano on 16 de Outubro de 2008

E à quarta versão o antigo Azureus e actual Vuze renova-se outra vez. Depois do relativo falhanço do interface demasiado atulhado da versão anterior que assinalou também o lançamento da plataforma de vídeo online com qualidade HD inicialmente designada de Zudeo mas mais tarde renomeada de Vuze, os responsáveis pela empresa aprenderam a dura lição de que não convém desagradar muito a sua base de utilizadores principais. Com todas estas mudanças repentinas, não admira que muitos tenham passado a utilzar outros clientes de BitTorrent mais leves como o uTorrent e o Transmission.

Agora, a plataforma de vídeo HD da Vuze já não aparece em primeiro plano quando iniciamos a aplicação e o interface está mais cool, simples e organizado, revelando algumas semelhanças com o iTunes. Mas apesar de parecer ser mais leve, quem não gostar pode sempre optar por repor o aspecto clássico do velhinho Azureus. Para tal, basta clicar em Ferramentas -> Configuração -> Interface, fazer duplo clique, escolher a opção Iniciar e por fim clicar no botão Show na opção Display Vuze UI Chooser.

Mas a principal novidade deste Vuze 4.0 é a possibilidade de pesquisar por ficheiros torrent em sites e trackers de BitTorrent directamente a partir da aplicação. O programa já vem pré-integrado com alguns sites públicos como o BtJunkie, Mininova e Jamendo mas o que é interessante é que nós podemos acrescentar trackers privados como o What.cd e o Waffles.fm através de templates personalizados.

Também interessante é um mecanismo de subscrição de feeds de RSS para descarregar automaticamnte conteúdos actualizados regularmente como séries de televisão. Se é certo que esta funcionalidade já existia nas versões anteriores do Vuze através de plug-ins de terceiros, o novo cliente permite que os utilizadores que o desejem partilhem anonimamente as suas subscrições com os outros utilizadores do Vuze.

O facto da Vuze passar a permitir pesquisar e descarregar directamente torrents a partir de sites e trackers atacados pela indústria de entretenimento (o Mininova foi processado pelos anti-piratas holandeses da BREIN em Maio) revela bem que a empresa  quer voltar a reconquistar a confiança perdida junto da comunidade dos partilhadores. Se quiserem saber mais pormenores sobre as novidades introduzidas leiam o changelog. O director executivo da companhia Gilles Bianrosa conversou com a NewTeeVee e o TorrentFreak a propósito do presente e do futuro da Vuze.

Bookmark e Compartilhe

Artigos relacionados:

  1. Vuze enterra Azureus e lança nova versão com funcionalidades sociais
  2. uTorrent aumenta distância do Vuze no Top dos clientes de BitTorrent mais usados
  3. Como e onde arranjar convites para trackers privados de BitTorrent
  4. A cauda longa do P2P está nos trackers privados de BitTorrent
  5. Como descarregar torrents em Firefox e Chrome sem recurso a trackers

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç