Torrents em consolas, iPhones e outros telemóveis

by Miguel Caetano on 11 de Junho de 2008

Torrent Relay

Qualquer dia alguém ainda há-de inventar uma forma de descarregar torrents através de um televisor ou de um autorádio. Se ainda não chegámos a esse ponto, já faltou mais para isso. Na semana passada, a D-Link anunciou que os seus dispositivos de rede NAT (Network-Attached Storage) passaram a suportar o download e upload directo de torrents graças a uma actualização de software que liga directamente esses aparelhos à rede BitTorrent.

À boa maneira hacker e Do-It-Yourself, um estudante de informática chamado Kevin Kowalewski desenvolveu um site chamado TorrentRelay que vai ainda mais longe ao permitir descarregar torrents para consolas de videojogos como a PlayStation3 (PS3) e a Wii da Nintendo ou telemóveis como o iPhone e o Nokia N95. Neste vídeo que eu encontrei através do TorrentFreak podem ver como os downloads se processam a partir de uma PS3:

Ainda que já exista uma versão adaptada do software-cliente de BitTorrent Transmission destinada ao gadget da Apple, a solução de Kowalewski parece-me ser muito mais prática, na medida em que não exige o recurso à linha de comandos e tudo funciona a partir da Web. Para tal, o site dá-nos três métodos à escolha:

  1. Procurar e seleccionar um torrent a partir do nosso disco rígido.
  2. Indicar o endereço URL do torrent que pretendemos.
  3. Indicar o código dos últimos sete digitos do endereço dos torrents do Mininova e clicar em “Get ID”.

Em seguida, basta clicar nos ficheiros que desejamos e abri-lo num novo separador ou janela onde teremos acesso a um gestor de downloads que monitoriza o estado da transferência. Infelizmente, eu não consegui descarregar qualquer ficheiro a partir do Firefox 3.0 RC1 para o Ubuntu Linux devido a um erro com o buffer, mas se tiverem um dispositivo portátil com suporte Wifi e capaz de aceder à Web sempre podem experimentar a ver se resulta.

Bookmark e Compartilhe

{ 3 trackbacks }

domelhor.net
12 de Junho de 2008 às 17:09
Instant-Torrents: pagar para sacar torrents a partir da Web | Remixtures
7 de Setembro de 2008 às 15:52
Recapitulando (II): P2P | Remixtures
12 de Dezembro de 2008 às 19:43

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç