Jamendo ultrapassa os 10 mil álbuns de música livre

by Miguel Caetano on 20 de Junho de 2008

Jamendo

Nos últimos dias, o Jamendo tem dado muito nas vistas. Depois de uma parceria com o site de BitTorrent IsoHunt e do lançamento de uma série de novos widgets, o portal de música livre sediado no Luxemburgo anunciou na quarta-feira que já ultrapassou a fasquia dos 10 mil álbuns disponibilizados segundo licenças Creative Commons e Arte Livre.

Estes discos podem por isso ser escutados e descarregados livremente por todos sem que se tenha que pagar qualquer quantia por isso. O portal de música livre disponibiliza os ficheiros nos formatos MP3 e OggVorbis. Demonstrando que as redes de partilha de ficheiros não se destinam exclusivamente à partilha de conteúdos protegidos por direitos de autor, o Jamendo utiliza o protocolo BitTorrent como método de distribuição dos álbuns que os artistas disponibilizam.

Isto permite reduzir em muito as despesas da empresa com largura de banda e espaço de alojamento. No entanto, os utilizadores podem em alternativa optar pelo método tradicional via HTTP. Ao mesmo tempo. De acordo com as estatísticas divulgadas pelos responsáveis do portal, o site conta com:

  • mais de 2 milhões de visitantes únicos por mês
  • cerca de 500 mil downloads diários
  • 350 mil utilizadores registados e mais de cinco mil músicos e bandas registados
  • 150 mil músicas e 10 mil álbuns
  • cerca de 300 novos álbuns por semana

Apesar de nenhum dos artistas que disponibilizaram as suas músicas no Jamendo tenha até hoje enriquecido graças ao site, também não consta que nenhum necessite dos privilégios concedidos pelo direito de autor para gravar e distribuir as suas obras. Mesmo assim e ao contrário do que acontece em muitos outras plataformas online de promoção de bandas, eles recebem metade das receitas geradas pelos anúncios. Outra fonte de rendimentos extra são as doações via Paypal que os utilizadores podem efectuar se gostarem do que ouviram.

Quanto a mim, o principal problema do Jamendo continua a ser a enorme variedade de oferta à disposição dos fãs de música. Como o Eliot Van Buskirk refere no Listening Post, seria interessante que a equipa do Jamendo pensasse em implementar um widget ou outra ferramenta que recomendasse alguns dos artistas que fossem potencialmente mais do nosso agrado, tendo em conta o nosso perfil no Last.fm ou a nossa biblioteca de música. Alguém me pode recomendar nomes na área de folktronica, Hip-hop instrumental e rock psicadélico disponíveis no Jamendo?

  
Bookmark e Compartilhe

{ 3 trackbacks }

5 mil milhões de downloads do iTunes e eu ainda gosto do CD — Ouve-se
20 de Junho de 2008 às 15:34
Jamendo rebasa los 10 mil albunes | Kushelmex Open Blog
13 de Julho de 2008 às 16:11
Jamendo: 20 mil álbuns de música livre, grátis e legal prontos a descarregar. | Brasil Autogestionário
2 de Junho de 2009 às 11:39

{ 1 comment }

1 Lucile 24 de Junho de 2008 às 8:11

Muito obrigado por publicar o comunicado e por tradizí-lo em português!
Abraços

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç