Música “Parabéns a você” rende 2 milhões de dólares por ano

by Miguel Caetano on 8 de Maio de 2008

Parabéns a Você: uma música com mais de 1 século que é uma máquina de fazer $$$Um dos exemplos mais frequentemente citados para demonstrar o que está errado nos direitos de autor é a música “Parabéns a Você” (“Happy Birthday to You“), talvez a canção mais popular em todo o mundo. A canção surgiu a partir da melodia da música “Good Morning to All” escrita pelas irmãs e professoras norte-americanas Patty e Mildred J. Hill em 1893.

Acontece que a música só foi oficialmente registada já com a letra e o título actual em 1935 pela Summy-Birchard Company, actualmente uma subsidiária da Warner/Chappell Music, por sua vez pertencente à Warner Music Group, a segunda maior editora discográfica do mundo. O que talvez muitos não saibam é que devido aos sucessivos alargamentos do termo dos direitos de autor, a música continua a ser propriedade exclusiva da Summy-Birchard Company.

Assim, para todos os efeitos legais, cada vez que nós cantamos “Parabéns a Você” aos nossos entes queridos nós estamos a cometer uma ilegalidade se não tivermos pago de antemão uma licença à Warner. Nos países onde o termos de validade dos direitos de autor é de 70 anos após a morte do autor, a música só deverá entrar no domínio público em 2016. Contudo, a Summy-Birchard alega que nos Estados Unido a canção só entrará no domínio público em 2030.

Mas será mesmo assim? Num artigo intitulado “Copyright and the World’s Most Popular Song” (via William Patry) o professor Robert Brauneis da Escola de Direito George Washington faz uma análise minuciosa das origens de “Parabéns a Você” e contesta a validade do argumento de que a música ainda se encontra protegida por direitos de autor. Para além de não existirem provas credíveis que demonstrem quem foram os autores originais da letra, a notificação do registo de direito de autor datada de 1935 contém informação incorrecta. Além disso, os detentores de direitos não se deram sequer ao trabalho de requerer a necessária renovação do copyright após a cessação da obra original em 1963.

O que é impressionante é como é que uma música composta há mais de um século continua a ser uma máquina de fazer dinheiro passado todo este tempo:

No final dos anos 40 e início da década de 50, a música gerava receitas entre os 15 e os 20 mil dólares ao ano. Em 1960, o montante situava-se perto dos 50 mil dólares e em 1970 esse valor já era de 75 mil dólares. Mas o aumento das receitas realmente dramático ocorreu por volta da década de 80. No início dos anos 90, a música representava cerca de um milhão de dólares ao ano e em 1996 a revista Forbes divulgou que essa quantia tinha subido para perto de dois milhões de dólares ao ano.

Para quem se interessa por estas coisas do direito de autor, o professor Brauneis criou um site que contém cerca de duas centenas de documentos inéditos exclusivamente relacionados com a história de “Parabéns a Você”.

Nota: a imagem que acompanha este artigo está disponível aqui mediante uma licença CC-BY 2.0 e pertence a solidariat.

Bookmark e Compartilhe

{ 3 trackbacks }

diga cultura
8 de Maio de 2008 às 20:18
Como rende um parabéns « BaixaCultura
24 de Outubro de 2008 às 18:04
Elizandra
7 de Abril de 2009 às 13:42

{ 3 comments }

1 Leonardo 24 de Outubro de 2008 às 20:00

Olá Miguel,
O assunto é realmente muito interessante, e o teu post tá bem completo – meus complementos foram mais no sentido de acrescentar mais alguns detalhes mesmo.
Parabéns pelo blog, já está linkado como “parceria” no Baixa Cultura.
Abraços sul-brasileiros!
Leonardo.

P.S: Interessante vc usar o termo “remistura”. Aqui, esse termo nem é conhecido, o que só demonstra o nosso menor apreço pela língua portuguesa…

2 Elizandra Amarante 7 de Abril de 2009 às 11:42

Qto vc já pagou para poder cantar “Parabéns pra você” ? http://tinyurl.com/6gpncm

3 trilha original 8 de Março de 2010 às 18:57

"Parabéns a você" cai em domínio público só em 2016 http://bit.ly/bkI31u

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç