Um formato de áudio mil vezes mais pequeno que o MP3

by Miguel Caetano on 3 de Abril de 2008

O som do clarinete virtualizado

Os avanços na miniaturização permitem que hoje em dia possamos transportar um iPod de 160 GB com capacidade para 40 mil músicas no bolso de uma camisola. Mas ao mesmo tempo, os progressos no campo dos formatos áudio também não param de nos surpreender.

Esta semana um grupo de investigadores da Universidade de Rochester revelou uma nova forma de reproduzir música digital num ficheiro com um tamanho mil vezes mais pequeno que um ficheiro normal de MP3 e uma qualidade sonora bastante aproximada do original.

Como demonstração, os investigadores conseguriam codificar um solo de clarinete com a duração de 20 segundos num ficheiro com apenas um KByte. Em vez de gravarem o excerto, eles desenvolveram um sistema que recria no computador a interpretação original com base na informação sobre as características físicas do instrumento que o computador possui.

O professor de engenharia eléctrica e de computadores Mark Bocko e os seus alunos de doutoramento Xiaoxiao Dong e Mark Sterling programaram um computador para conceber um clarinete virtual totalmente baseado na informação sobre as características acústicas do instrumento e sobre a forma como o músico interage com ele incluindo a velocidade de movimento dos dedos, a força da respiração e a pressão dos lábios. Podem ouvir aqui o excerto da gravação original em formato MP3 de 160 Kbps e aqui a interpretação virtual no formato WAV.

Apesar dos resultados apresentados esta semana num conferência sobre síntese acústica e processamento de sinais em Las Vegas não serem ainda perfeitos, eles são pelo menos promissores e os cientistas estão a tentar melhorar a tecnologia e a  tentar utilizá-la noutros instrumentos. Exta experiência revela que “talvez o futuro da gravação de música assente na reprodução das interpretações dos músicos e não na sua gravação”, como refere o professor Bosko.

Nota: a imagem que acompanha este artigo está disponível aqui segundo uma licença CC-BY-SA 2.0 e pertence a wakalani.

Bookmark e Compartilhe

{ 1 trackback }

domelhor.net
3 de Abril de 2008 às 21:27

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç