OLPC disponibiliza 8,5 GB de samples segundo licença CC-BY

by Miguel Caetano on 28 de Março de 2008

Uma no cravo, outra na ferradura. Na semana passada, Nicholas Negroponte, o presidente do projecto OLPC (Um Laptop Para Todos) referiu à Business Week que a iniciativa deveria seria gerida mais à semelhança da Microsoft. Isto gerou uma polémica tremenda na blogosfera. Esta semana, o OLPC anunciou a disponibilização de uma biblioteca áudio de 8,5 GB repleta de samples, sons e ferramentas de software de produção musical – tudo publicado nos termos de uma licença Creative Commons CC-BY 3.0.

Cerca de 50 artistas contribuíram com efeitos sonoros, batidas, loops, grooves, vozes e intrumentos. O pacote destina-se principalmente aos utilizadores do computador XO – e, em particular, às crianças -, mas toda a gente pode utilizar livremente os sons em remisturas ou músicas de autoria própria desde que a autoria seja devidamente atribuída.

Devido ao facto de ter sofrido uma enchente de visitantes vindos do BoingBoing e do blog da Creative Commons, o site esteve momentaneamente em baixo. Entretanto e como os servidores do projecto não aguentavam com a carga, foi feito o upload de um ficheiro torrent de 4,33 GB no Mininova que contem 80 por cento de todos os ficheiros na versão com um sample rate mais elevado, 44,1 kHz. Em alternativa, podem sempre descarregar os ficheiros ZIP dos samples dos artistas individuais no Archive.org.

Note-se no entanto que os samples e sons que o OLPC disponibilizou resultam de doações do Conservatório de música de Berklee, antigos alunos do Berklee, a editora e estúdio de gravação Open Path Music Group e as empresas M-Audio e Digidesign. No que se refere ao software, de realçar também a integração da ferramenta de código livre Csound, um programa de síntese musical e processamento de sinal. Leiam mais detalhes no Create Digital Music.

Nota: a imagem que acompanha este artigo está disponível aqui segundo uma licença CC-BY-NC-SA 2.0 e pertence a thumbuki.

Bookmark e Compartilhe

{ 1 comment }

1 john 29 de Agosto de 2010 às 9:43

geiö

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç