São Paulo acolhe festival de música livre

by Miguel Caetano on 10 de Outubro de 2007

Festival de Música Livre - SESC Pompeia, São Paulo

Mais uma prova de que a cultura livre está bem viva no Brasil: o SESC, uma das maiores ONGs brasileiras que tem desenvolvido um trabalho enorme nos últimos 50 anos em prol da cultura, vai organizar de 16 de Outubro a 14 de Novembro um Festival dedicado à Música Livre nas suas instalações de Pompeia, um município do estado de São Paulo.

E o programa é vastíssimo. Só no campo das actuações ao vivo estão previstos para os dias entre 18 a 20 concertos de alguns dos maiores artistas brasileiros que publicam os seus discos segundo licenças livre como BNegão e os Seletores de Consciência – que já passaram por aqui -, Chico Correa – também já referido aqui -, Mundo Livre S/A, De Leve, Axial e outros.

Mas as coisas não param por aqui porque estão também planeadas conferências – Sérgio Amadeu, que foi quem me passou esta informação, será uma das presenças – e uma série de workshops/oficinas grátis de formação como Produção Musical Livre – ministrada pelo Cris Scabello do Estúdio Livre -, outra em que Chico Correa ensinará os fundamentos da samplagem e remixagem, um hacklab dedicada à plataforma de hardware livre Arduíno, entre outras propostas.

Com este ciclo de eventos os organizadores pretendem constituir “um ambiente para a produção e difusão da Cultura Livre. Um projeto que tem como idéia central à colaboração; discutir um sistema para criar, produzir e distribuir música de maneira livre, sem intermediários e refletir sobre as modificações do mercado musical.” Porque, como fazem questão de salientar, “Música Livre, não é pirataria! É anti-pirataria.”

Seria bom que começassem a surgir mais eventos semelhantes em Portugal. Ainda me recordo bastante bem do encontro de netlabels portuguesas que decorreu em Maio de 2006 na Fonoteca Municipal de Lisboa – esse encontro foi, aliás, uma das razões que me levou a criar o Remixtures… Desde então, pouca coisa se passou.

Recentemente tive conhecimento de que a associação cultural Audiência Zero irá realizar no Porto durante os dias 1 e 2 de Dezembro um workshop sobre

Bookmark e Compartilhe

{ 1 trackback }

Música livre tem festival em São Paulo : TubarãoEsquilo, a rede confederada de blogues com actualidade, informação e notícias
11 de Outubro de 2007 às 8:54

{ 11 comments }

1 Mário 11 de Outubro de 2007 às 11:46

Desde essa data quanto triliões de bits não foram “partilhados” ? Aliás aqui o termo partilha é um bocado dúbio, porque são as máquinas que fazem o trabalho praticamente todo, não dando quase nenhum trabalho aos utilizadores.
A cultura de partilha é uma coisa diferente, porque implica esforço e entusiasmo na criação de eventos ou produtos culturais, e não me parece que nada disso aconteça. Organizar dá trabalho, custa tempo e dinheiro e não dá fama, glória e fortuna. E quem é que está para isso ? Porque é que eu me esforço por aprender a fazer todas as coisas que preciso, mesmo que isso não me dê grande gosto (como php e css e o camandro) ? Porque a colaboração que dê trabalho ninguém a quer ! E se eu quero fazer alguma coisa tenho de a fazer eu sózinho sem dependências de outros! Clicar no rato sentadinho sem levantar o traseiro é o máximo de esforço que a maioria faz, mais que isso já é muito complicado. Felizmente que mesmo assim ainda encontrei outro internauta que aprecia a colaboração, o Luís Rei das Cróonicas da Terra, mas tirando ele nicles!

2 Miguel Caetano 11 de Outubro de 2007 às 13:14

A cultura de partilha é uma coisa diferente, porque implica esforço e entusiasmo na criação de eventos ou produtos culturais, e não me parece que nada disso aconteça. Organizar dá trabalho, custa tempo e dinheiro e não dá fama, glória e fortuna. E quem é que está para isso ?

Mário,

concordo em absoluto. As entidades públicas também não contribuem em nada para alterar a situação pois preferem estabelecer parcerias com empresas privadas ou mesmo deixar o caminho completamente aberto a estas do que fomentar iniciativas dos cidadãos.

Por outro lado, aqui também não se faz nada sem o tal subsidiozinho do Estado… É impressionante a diferença abismal entre a cultura de colaboração da sociedade portuguesa e a da sociedade brasileira. Creio, aliás, que esse é o ponto forte do Brasil enquanto nação. A abertura que as pessoas têm à possibilidade de unir esforços, fazer algo em conjunto a partir do nada. Cá, as pessoas preferem acomodar-se…

3 Théo 11 de Outubro de 2007 às 18:20

caraca, meu eu vou nisso ai! minha oportunidade para ficar mais por dentro das coisas que estão acontecendo no cenário free music

4 nando faria 5 de Março de 2008 às 1:19

tenho uma banda que se espelha ao estilo pop rock , como legião urbana por exemplo. que estamos a alguns anos juntos e agora queremos mostrar oque temos de trabalho já pronto a quem interessar.

5 nando faria 5 de Março de 2008 às 1:21

queremos participar deste festival com nosso grupo pop rock

6 og ludwing nobrega 7 de Março de 2008 às 23:31

Olá, sou um dos integrantes da Banda Central (Og Nóbrega Batera) (Rock alternativo) ( Autoral) gostaria de saber como podemos participar deste festival!!!
Somos de João Pessoa (PB) recentemente estivemos ai em São Paulo gravando a progama de TV!!!
Aguardo noticias…
Um grande abraço!!!

7 helem 13 de Agosto de 2008 às 19:14

otima idea

8 helem cassia 13 de Agosto de 2008 às 19:16

foi uma idea otima porque fala sobre festivais e eu gosto de festiva de dança

9 Rogério 9 de Dezembro de 2008 às 13:49

Olá sou Rogério guitarrista da banda Alma Zion, nesse sábado dia 13/12/08 estaremos nos apresentando no Pqe Villa Lobos no projeto Arte no Pque do Edu Quintana, gostaria de inscrever minha banda em festivais, vcs poderiam me ajudar passando contatos de festivais para inscrever minha banda obrigado aguardo

10 Paula Marilla 28 de Agosto de 2009 às 2:18

Haverá apresentação de calouros?
Queo cantar, quero cantar, quero cantar, quero cantar!

11 Calango Urbano 6 de Maio de 2011 às 21:57

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç