Alternativas ao OiNK – as mil cabeças da hidra do P2P

by Miguel Caetano on 29 de Outubro de 2007

null

“Eles podem deitar um tracker abaixo que outros irão surgir logo de seguida.” Esta frase muitas vezes utilizada pela comunidade P2P para descrever o modo de funcionamento das redes de partilha de ficheiro. Tal como a Hidra, esse animal fantástico da mitologia grega com múltiplas cabeças de serpente em que sempre que se cortava uma surgia logo outra, a grande força do P2P e o BitTorrent é a descentralização.

É justamente esta estratégia que as dezenas de milhares de deserdados do tracker OiNK especializado em música estão a adoptar desde o encerramento do site na terça feira passada. Depois de ter sido sequestrado pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) e pela Associação da Indústria Fonográfica Britânica (BPI) que aproveitaram para deixar uma mensagem intimidatória aos utilizadores, o domínio voltou este fim de semana novamente para as mãos do seu administrador.

Até agora não houve quaisquer informações adicionais sobre a suposta investigação criminal que as autoridades estariam a efectua, mas em compensação o site enverga agora a hilariante imagem de uns waffles (bolachas belgas) e a frase “Estes são os waffles que sabem mesmo bem de acordo com o google” (These are the waffles that taste really good according to google), contendo um link para uma pesquisa no Google com a frase “o que usar em vez do oink” (what to use instead of oink).

A resposta é dada por Brokep, um dos suecos por detrás do Pirate Bay, numa entrada do seu blog que surge em primeiro lugar na lista de resultados, onde se podem encontrar uma lista de vários trackers privados e por registo
especializados em diversos géneros de música.

No post de Brokep não existe, contudo, qualquer referenciar ao BOiNK, o tracker que os piratas suecos estão a criar para substituir o OiNK e que deverá ser público, isto é, qualquer pessoa poderá entrar sem precisar de convite. Tendo em conta que será difícil assegurar velocidades suficientemente rápidas se não existir uma forma de implementar um rácio de partilha entre uploads e downloads, muitos utilizadores do “palácio rosa” – como era carinhosamente conhecido – começaram já a criar as suas próprias alternativas.

Uma delas é o OiNK2, que deverá ser lançado dentro de uma semana. Os utilizadores que chegaram a tempo ainda puderam registar-se por email mas os administradores acabaram por fechar o registo poucas horas depois. Quem quiser pode entrar em contacto com os responsáveis no canal #02-chat da rede de IRC DALnet.

Outro suposto sucessor do OiNK é o Waffles.fm:

O Waffles.fm é um novo tracker de torrents baseado no OiNK’s Pink Palace. O tracker será 100% privado, ao contrário de alternativas recentes. O registo será sempre apenas por convite.

Porquê? Um tracker aberto ou sem requisitos de rácio tem menos selecção, menos qualidade (isto é, flac) e menos comunidade(…)

Isso nunca foi assim no caso do OiNK, que descanse em paz, e não será assim no waffles.com

(…)

Vamos abri na Quarta-feira, 31 de Outubro (Halloween) à meia noite GMT. Será necessário um convite para entrar, Todos os membros irão receber convites adicionais durante o início do site.

(…)

Fala connosco em #waffles.fm-chat em irc.p2p-network.net – Novidades em #waffles.fm

Se o Waffles.fm e o OiNK2 parecem ser projectos sérios, a verdade é que o fecho do mítico tracker de músca já levou a uma corrida ao lucro fácil através do engodo por parte de vários “aldrabões” que montaram inúmeros sites e blogs prometendo o relançamento do sucessor do OiNK ou solicitando doações aos 180 mil membros do tracker para ajudar à defesa legal do seu administrador. No entanto, até agora não foi constituído qualquer fundo oficial com esse objectivo… Portanto, tenham cuidado e não se deixem enganar!

Posts relacionados:

Partilhar esta Entrada


Bookmark e Compartilhe

{ 3 trackbacks }

Remixtures » Blog Archive » Pirate Bay planeia relançar OiNK como tracker público em BOiNK.cd
13 de Novembro de 2007 às 9:25
Remixtures » Blog Archive » What.cd ou Waffles.fm - quem irá ser o herdeiro do OiNK?
13 de Novembro de 2007 às 10:48
Remixtures » Blog Archive » “Os blogs de MP3 estão a matar a música independente!”
13 de Novembro de 2007 às 16:15

{ 2 comments }

1 Rede TubarãoEsquilo 30 de Outubro de 2007 às 0:10

Alternativas ao OiNK – as mil cabeças da hidra do P2P http://tinyurl.com/2dh8je

2 TubarãoEsquilo 30 de Outubro de 2007 às 1:10

Alternativas ao OiNK – as mil cabeças da hidra do P2P http://tinyurl.com/2dh8je

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç