Soundsnap e Freesound – samples grátis para todos

by Miguel Caetano on 11 de Julho de 2007

São mais de 30 mil samples, efeitos e loops de sons que estão disponíveis gratuitamente no Soundsnap, mais uma plataforma de colaboração online típica da Web 2.0. Querem acrescentar sons de àgua a uma música? Basta procurar entre os mais de 500 excertos aquele que mais vos agrada. Loops de bateria? O díficil é escolher entre os cerca de 1500. Cantos de Pássaros? Entre os 720 disponíveis algum há-de servir para o vosso projecto.

Soundsnap

Todos os samples e loops disponíveis no Soundsnap são sons originais produzidos ou registdos pelos utilizadores que podem ser descarregados (formato MP3 e WAV) e utilizados legalmente. O site promete ser o “YouTube dos sons” e foi criado por Tasos Frantzolas, um designer de som e produtor grego. Ao contrário do que é habitual nestes projectos da Web 2.0, a iniciativa não conta com qualquer financiamento ou capital de risco.

Todo o trabalho de recolha dos 30 mil sons originais foi levado a cabo por uma equipa de 20 pessoas espalhadas pelo mundo. A aposta da iniciativa consiste na disponibilização de sons de elevada qualidade que possam ser usados por todos em todo o tipo de projectos (filmes, música, teatro, videojogos), quer para uso não comercial como comercial.

Apesar de não usar concretamente uma licença Creative Commons, o site adoptou uma licença própria muito semelhante às CC que impede a distribuição comercial apenas no caso de a obra não ser modificada de alguma forma ou incluída numa obra derivada como um filme ou música. Isso quer dizer que ninguém pode vender CDs contendo a biblioteca de sons ou vendê-los através da Internet, mas apenas como parte integrante de uma música, filme, site ou instalação de autoria própria.

Os termos da licença são bastante do meu agrado: embora não impeçam a utilização para fins comerciais, eles proibem que o trabalho de quem registou inicialmente os sons possa ser simplesmente apropriado por quem não quer dar nada em troca para o Commons. Assim consegue-se um equílibrio salutar entre o reconhecimento do esforço do artista e o direito dos outros a beneficiarem do seu trabalho.

Se quiserem encontrar mais excertos de sons e samples para download gratuito podem também visitar o FreeSound, um projecto da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona) que se apresenta como uma base de dados colaborativa para sons disponíveis segundo a licença Creative Commons Sampling Plus. Para além da de explorar a Remix! tree, uma árvore dos ficheiros remisturados colaborativamente pelos utilizadores, bem como samples georeferenciados, isto é, cujos metadados contêm as respectivas coordenadas geográficas. Assim, é possível localizar no Google Maps o local do globo onde o som foi originalmente captado e identificar outros samples associados a locais geográficos específicos.

Freesound - Armação de Pera

(via mediateletipos e Create Digital Music)

Bookmark e Compartilhe

Artigos relacionados:

  1. Para além da cultura da remistura
  2. Lessig propõe novo modelo comercial para ccMixter
  3. sCrAmBlEd?HaCkZ! – software de sampling anti-copyright
  4. WhoSampled: descobre quem samplou quem
  5. Bootleg.com: os mashups em documentário

{ 7 comments }

1 paulo lima da costa 18 de Novembro de 2007 às 2:34

muito bom

2 diogo 11 de Fevereiro de 2008 às 20:25

queria saber cmo faço pra baixar… os sons de samples e nipe
tem como me passar ?

3 carlos 14 de Março de 2008 às 12:35

it is good

4 marc 12 de Janeiro de 2009 às 21:10

Preciso de loops Brazuca de bateria. Onde posso conseguir? Vc tem como me enviar alguns?
Atenciosamente,
Marc

5 Fabiana 13 de Fevereiro de 2009 às 11:18

Excelente post e boa dica

6 matheus 1 de Novembro de 2009 às 23:20

como fasso para baixa esses samples aki ou me enviaem oputro site

7 Max Ruan 17 de Agosto de 2010 às 22:40

legal

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

google - ukash - buruncerrahisi.com - burunestetik.de - geciktirici ilaç